Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Australian Shepherd


História

Embora existam muitas teorias a respeito da origem do Australian Shepherd, a raça como nós conhecemos hoje foi desenvolvida exclusivamente nos Estados Unidos. O Pastor Australiano foi assim chamado por causa da associação com os Pastores Bascos, que foram para os Estados Unidos provindos da Austrália nos anos de 1800. A popularidade do Australian Shepherd cresceu consistentemente com a “popularização” do “western horseback riding”, após a Segunda Guerra Mundial, que ficou conhecido pelo público em geral através de rodeios, exposições eqüinas, filmes e shows de televisão. Sua inerente versatilidade e sua personalidade facilmente adaptável ao treinamento tornaram-no valioso para as fazendas e ranchos americanos. Os fazendeiros americanos continuaram o desenvolvimento da raça, mantendo sua versatilidade, inteligência aguda, forte instinto de pastoreio e sua agradável aparência que desde o início ganhou admiração. Embora cada exemplar seja único em cores e marcações, todos os Australian Shepherds despertaram uma insuperável devoção por seus familiares. Seus numerosos atributos têm garantido uma contínua popularidade para a raça.

Aparência

Uma das características mais marcantes do Australian Shepherd é a ausência de cauda. São cães que podem nascer anuros ou que têm a cauda cortada nos primeiros dias de vida.

Sua pelagem é de comprimento médio, mas muito abundante. As cores aceitas pelo padrão são: preto, vermelho, azul merle (cinza e branco com manchas irregulares pretas cujo efeito é uma cor azulada) e vermelho merle (vermelho e branco, com manchas cor de fígado irregulares), todos com ou sem manchas brancas e/ou castanhas (cobre). Branco puro é aceito no pescoço (em parte ou como em um colar), peito, pernas, parte inferior do focinho, faixa na cabeça e barriga. Branco na cabeça não deve ser predominante e os olhos devem ser cercados por cores e bem pigmentados.

As cores dos olhos podem variar de castanho bem escuro a azul bem claro, passando por cor-de-mel ou âmbar, em qualquer cor de pelagem. Também é comum apresentarem um olho de cada cor ou ainda heterocromia da íris (um mesmo olho com cores diferentes, criando um aspecto marmorizado).

É um cão de porte médio a grande, robusto e rústico. Sua altura vai de 46cm a 58cm na cernelha e pesa entre 18 a 30 kg, sendo as fêmeas menores e mais leves que os machos. Deve apresentar ossatura firme e forte, sem ser pesado. A aparência deve ser a de um cão resistente, sem ser grosseiro. Sua cabeça é bem esculpida, com stop bem definido, de tamanho proporcional ao corpo. Focinho forte, com o mesmo comprimento do crânio ou um pouco mais curto, afinando suavemente na ponta. De perfil deve formar uma linha paralela com a linha do crânio, dividida pelo stop. As orelhas devem ser triangulares, de tamanho médio, inseridas altas na cabeça e portadas em botão ou em rosa (dobradas para frente ou para o lado). Jamais eretas ou totalmente pendentes.

As pernas dianteiras devem ser retas e fortes, proporcionais ao tronco, nunca muito longas nem muito curtas, posicionadas perpendiculares ao solo. As posteriores devem apresentar jarretes curtos e perpendiculares ao solo, parelelos entre si, com angulação moderada e joelhos bem definidos. Devem proporcionar uma movimentação elástica, livre e suave, que cubra uma boa porção de solo sem esforço. Anteriores e posteriores movimentam-se retos e paralelos com a linha central do corpo. Aumentando a velocidade, as patas (de frente e de trás) convergem em direção à linha de gravidade do cão, enquanto o dorso permanece firme e plano. O Australian Shepherd deve ser ágil e capaz de mudar de direção ou modificar o passo instantaneamente.

O padrão exige dentição completa e branca, com mordedura em tesoura ou torquês. Prognatismo inferior ou superior acima de 3mm é considerado falta grave.

vermelho-merle

tricolor vermelho

azul merle

Temperamento

É um cão corajoso, leal e afetuoso. Apesar de ser usado em trabalho nos pastos, adapta-se facilmente à vida em família, mas não deve ser mantido confinado em espaços pequenos. Precisa de exercício físico e mental em grandes quantidades, ficando muito mais satisfeito se puder correr livre por algumas horas do que apenas dar algumas voltas no quarteirão. Adequado para o convívio com crianças maiores, a quem protege como se fossem um pequeno rebanho. Crianças muito pequenas podem se machucar nas brincadeiras, visto que os Australians são muito alegres e efusivos, pulando nas pessoas para festejá-las.

Alguns exemplares costumam não ser muito amistosos com cães desconhecidos, principalments os machos, podendo demonstrar agressividade nos primeiros contatos. Já com outros animais da casa, costuma se adaptar bem e conviver pacificamente.

Com os donos são muito carinhosos, gostam muito da companhia humana. Costumam seguir as pessoas da casa por todos os cômodos e sofrem se são deixados sozinhos por muito tempo. Não são cães de colo, mas apreciam brincadeiras e atividades que envolvam contato com o dono.

São muito inteligentes, aprendem comandos básicos e hábitos de higiene com muita facilidade, embora às vezes relutem em atender os pedidos do dono por teimosia. Aparecem no 42° lugar dentre 133 raças no ranking de inteligência realizado pelo psicólogo Stanley Coren, publicado no livro "A Inteligência dos Cães".

Nos EUA são cães muito populares em esportes como Agility, Frisbee, Flyball, competições de obediência, além de participarem bastante de projetos de terapia assistida por cães.

O Australian Shepherd, ou Aussie, como é carinhosamente chamado, é um cão de grande versatilidade, sendo usado não só como pastor e guarda em fazendas, mas também em serviços humanitários. É um excelente guia para cegos, farejador de drogas e cão de busca e resgate, além de poder ser usado em terapias e no auxílio a deficientes auditivos.

O Australian Shepherd é inteligente, ativo, disposto, de boa índole e raramente briguento, podendo ser, por vezes, reservado com estranhos.

A pelagem é dupla com subpêlo que varia em quantidade de acordo com o clima. O pêlo tem textura média, sendo liso ou levemente ondulado e de comprimento mediano.

A cor é azul-merle, preto, vermelho-merle, vermelho, todos com ou sem marcas brancas e ou pontas de cor cobre.

Na aparência geral ele é um cão de porte médio, bem balanceado, um pouco mais longo do que alto, com ossatura média e pelagem de cores variadas e únicas. A cauda, por vezes, é naturalmente curta, mas existem casos em que o cão nasce com ela. Nesses casos deve ser efetuada a amputação e o comprimento não deve exceder os 10 cm.

Origem e História

Existem várias teorias sobre a origem do Australian Shepherd. O fato é que a raça, como a conhecemos hoje, foi desenvolvida nos Estados Unidos. É provável que tenha se originado na região Basca das montanhas dos Pirineus, entre a França e Espanha, mas devido a sua associação com os Pastores Bascos que vieram da Austrália para os Estados Unidos em torno de 1800, acabaram recebendo o nome de Australian Shepherd.

Antes, porém, ele foi conhecido por muitos nomes, tais como: Pastor Espanhol, Cão Pastor, Bob Tail, Blue Heeler, Pastor do Novo México e Pastor da Califórnia. No Brasil foi, durante algum tempo, chamado de Pastor Australiano. Nos EUA um estilo de montaria, “western horseback riding”, popularizou muito a raça, que era freqüentemente vista em rodeios, filmes e programas de televisão. A facilidade de aprendizagem e a versatilidade o tornaram muito útil nos ranchos e fazendas.

Os rancheiros continuaram a desenvolver a raça, mantendo a adaptabilidade, a inteligência aguçada e os instintos de pastor.

Nenhum comentário: