Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Bearded Collie


O Bearded Collie ou Collie Barbudo é originário da Grã-Bretanha, e é uma raça de cães muito antiga, remontando a 1500. É provavelmente parente do Old English Sheepdog.

Aparência

Cão robusto de altura entre 53 e 56 cm, com peso em torno de 30 kg. A cabeça é grande, com focinho alongado, dentes brancos e bem posicionados. Os olhos devem ter a cor harmoniosa com a cor da pelagem. Orelhas inseridas altas e pendentes, cauda mantida baixa em repouso e alta quando em estado de atenção.

Seu pêlo é grosso e forte, com subpêlo mais macio embora ainda espesso. Suas cores podem ser ardósia, loiro-ruivo, todas as tonalidades de cinza, preto, areia e pode ter manchas claras.

Temperamento

Alegre, bom e afetuoso. Tem temperamento típico de pastoreio, e apesar de seu tamanho, é gentil, o que o torna apto a cuidar inclusive de crianças, com as quais se dá muito bem.

Utilidade

Utilizado durante séculos como guia e pastor de rebanhos, é muito resistente aos invernos mais rigorosos e muito atento ao seu trabalho. Também é um ótimo cão de companhia.


Nenhum comentário: