Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cairn Terrier


Um pequenino valente e cheio de energia

O Cairn Terrier é a raça mais popular na Inglaterra dentre os Terriers. No Brasil, ainda é pouco conhecido. Apesar de seus instintos e aptidão natural para a caça, ele é um cão tranqüilo, excelente companheiro, alegre e fiel. É um cão ativo, valente, forte e compacto. De movimentação ágil e livre é resistente e afetuoso.

Ele é pequenino, porém tem um elevado grau de atividade. Precisa praticar exercícios físicos todos os dias. Já a pelagem não requer atenção especial do proprietário.

A sua pelagem é dura, mas não grosseira com subpelo suave, denso e curto. As cores encontradas nesta raça são areia, cinza-rajado, vermelho, sal-e-pimenta ou quase preto. O seu tamanho varia de 28 a 31 cm com o peso de 6 a 7 kg.

A raça se tornou conhecida a partir do longa- metragem “O mágico de Oz”, em que Totó, o cachorrinho da protagonista, foi representado por um Cairn Terrier.

Origem e História

O Cairn Terrier é original da Escócia, onde existe desde a Idade Média. No século XV, terriers com suas características eram utilizados para caçar raposas, lebres, lontras. Eles eram peritos em expulsar lontras de seus esconderijos, pilhas de pedras, que em inglês são chamadas cairn — daí o nome Cairn Terrier.

Os cruzamentos com o West Highland White Terrier, outra raça de origem escocesa, assim como exemplares de cor branca, foram suspensos no início do século XX. Foi também neste período que o Cairn Terrier passou a ser definitivamente conhecido como tal (anteriormente a raça era chamada Short-haired Skye).

Nenhum comentário: