Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cão de Bernese


O Bernese Monuntain Dog é uma das quatro variedades de cães montanheses suiços, de aparência aristocrática e linhagem antiga. De pêlos longos, era utilizado como cão de tração pelos tecelões do cantão de Berna, onde era comum vê-lo puxando vagões de cestas para o mercado local. Eles foram levados para a Suiça, há cerca de 2.000 anos pelos soldados romanos. Em 1907, foi fundado um clan especializado, quando a raça começou a ganhar popularidade como cães companheiros, diferente do seu passado.

De pêlo longo, muito elegante, de cor preta, com marcações em marrom e brancas no peito, focinho, membros e ponta da cauda. É altamente desejável que os cães Bernesianos possuam pés marcados de branco, a ponta da cauda em branco e uma máscara de branco puro, assim como marcações semelhantes a estrelas no peito.

É extremamente resistente, muito afetuoso e fiel. Afeiçoando-se a alguém, jamais perde esta afeição. Não faz amizades com estranhos.

A aparência é de um cão sagaz, fiel e de utilidade. Seu tamanho varia entre 58 e 70 cm nos machos e 53 e 63 cm nas fêmeas.

Hoje, o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro, graças a sua pelagem tricolor e sua adaptabilidade e socialidade em família.

APARÊNCIA GERAL - Cão de trabalho, talhe acima da média. É forte e esperto. Tem membros aprumados e vigorosos. Caráter confiante e amigável. Temperamento equilibrado.

PELAGEM - Pêlo fino, liso, longo e levemente ondulado.

COR - Preto intenso, incluindo a pele, com marcação castanha. Faixa branca fina e média, simétrica, na cabeça. Peitoral branco, de preferência em forma de cruz. As quatro patas são brancas, no máximo até a altura do carpo. Ponta da cauda branca é desejável, não obrigatória. Pequenas manchas brancas na nuca e nas nádegas são toleradas.

Nenhum comentário: