Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cocker Spaniel Americano


Origem

A história do COCKER SPANIEL AMERICANO confundiu-se com a do Cocker Spaniel Inglês até o final do Século XX, mas a partir daí teve evolução própria. A raça surgiu, oficialmente, em 1946, mas desde 1880 criadores americanos e canadenses buscavam exemplares diferentes dos cockers tradicionais.Nos EUA é chamado simplesmente de Cocker Spaniel e é a 4ª raça mais registrada.Os Spaniels são cães de caça com ancestrais de provável origem egípcia, desenvolvidos na Península Ibérica. Entraram na América acompanhando imigrantes desde 1620 e por importações no Século XX. Tornaram-se apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, por sua disposição e capacidade de adentrar terrenos com vegetação de difícil acesso, velocidade em campo aberto e agilidade ao nadar.

Temperamento

O Cocker Americano é um cão extremamente alegre, carinhoso, equilibrado, sem nenhuma timidez. Ativo, dócil, amigável, afetuoso, extrovertido e sociável, um tanto quanto preguiçoso, muito comilão e principalmente companheiro. É o melhor amigo que qualquer um poderia desejar, não largando o seu dono por nada deste mundo. Trata-se de uma raça bem resistente, raramente ficando doente. Os cuidados maiores são com a pelagem, que necessita uma tosa mensal e banhos semanais. Embora muito peludos, não soltam muito pêlo. Vive muito bem em apartamentos.

Diferenças

É confundido com uma certa freqüência com o Cocker Inglês, apesar de ter diferenças bem marcantes.A criação americana voltou-se para a caça em pântanos, conferindo-lhe um porte menor, mais prático para o transporte em barcos. Para nadar com mais eficiência as patas aumentaram para se obter maior empuxo e o focinho foi encurtado e tornou-se levemente "arrebitado" visando diminuir o esforço ao carregar a presa abocanhada. A pelagem apresentou-se mais longa e densa. (principalmente nas patas e barriga) Resultou assim bastante diferente do Inglês, desenvolvido em paralelo na Inglaterra para a caça a pé, em terreno mais firme.Tantas foram as mudanças que, em 1936, o American Kennel Club considerou-os variedades diferentes e reconheceu-os como raças diversas em 1946. Sua farta pelagem e conformação apropriada ao show o tornaram um cão de grande sucesso nas exposições de beleza. Também diferem no temperamento, sendo mais sossegado que os seus "primos"

Características

Cabeça
Crânio arredondado; focinho curto; stop pronunciado; lábios pendentes cobrindo a mandíbula ; mordedura em tesoura; nariz preto nos cães pretos ou com cor preta, nos demais pode ser também marrom.

Olhos
Inserção frontal e na superfície da pele, redondos, levemente amendoados, castanho escuros, o podendo ser amarelo ou esverdeado nos cães com cor chocolate.

Orelhas
Lobulares, longas, de couro fino,bem franjadas e inseridas na altura dos olhos.

Corpo
Tronco curto, compacto, de construção sólida dando impressão de força; pescoço longo, musculoso e sem barbelas;dorso forte ; linha dorsal levemente descendente; garupa larga e musculosa.

Cauda
Cortada, é portada na horizontal ou levemente para cima.

Pêlo
Dupla, sedosa e lisa ou levemente ondulada.Na cabeça,o pêlo é curto e fino; no tronco é de comprimento médio com bastante subpêlo; nas orelhas, peito, abdômen e pernas é longo e bem franjado.

Pelagem
Sólidas- preto,dourado,preto e dourado(black and tan)chocolate, chocolate e tan (castanho) - Particolor- qualquer uma das sólidas com branco, sendo que nenhuma das cores pode exceder 90%. - Ascob (Any Solid Color Other than Black) - nome dado às cores sólidas exceto o preto.

As marcas tan devem estar nos seguintes locais: um ponto bem visível acima de cada olho, dos lados do focinho e nas faces, nas 4 patas e pernas, na parte interna das orelhas, sob a cauda e opcionalmente no peito.

Tamanho
Macho: até 38cm. Fêmea: até 35cm.

Peso
De 11 a 13 kg.

Nenhum comentário: