Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cocker Spaniel Inglês


Um cão cheio de energia e disposição

O Cocker Spaniel Inglês é um cão de caça altamente afetuoso, alegre e bem disposto. Sua vivacidade contagia quem convive com ele. É praticamente impossível resistir aos encantos e ao olhar meigo do filhote de cocker. Esta raça de pêlos lisos e sedosos, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras de seus pêlos.

Com um espírito contagiante, o Cocker Spaniel Inglês está sempre abanando a cauda para demonstrar sua alegria e vivacidade ao seu dono. Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Mas o que realmente atrai os olhares de quem o conhece são as orelhas longas que quase varrem o solo.

Diversos donos destes cães se tornaram acariciadores compulsivos, o que só beneficia o relacionamento mútuo entre homem e cachorro. Pesquisas científicas já mostraram que este comportamento instintivo de acariciar os cães melhora a saúde do homem causando baixa na taxa de doenças cardíacas, relaxamento e redução em tensão. O olhar terno, emoldurado pelas longas orelhas, e a cauda que costuma abanar incessantemente são suficientes para amolecer o mais duro dos corações.

Ele aprecia muito as atividades esportivas. Fôlego para uma longa corrida? Ele tem de sobra. Em esportes para cães, o Cocker Spaniel Inglês dá um show com direito a aplausos.

Os cockers têm uma variedade maravilhosa de cores. Existem as sólidas que são aquelas em que o cão é predominantemente preto, dourado, fígado ou preto e tan (tan é considerado marcação e não segunda cor) e as partcolor que são aquelas cujas cores sólidas estão misturadas com o branco.

Seu tamanho varia de 39 a 41 cm para os machos e de 38 a 39 cm para as fêmeas. Seu peso gira em torno de 13 a 15 kg. O Cocker Spaniel Inglês deve ser alimentado com 300 gramas de ração seca para os filhotes e 200 gramas para os adultos, diariamente. Juntamente com a ração deve haver sempre água fresca e limpa à disposição do seu cão.

Por ter orelhas de formato grande, os cuidados na higiene devem ser redobrados para que o cãozinho não tenha otite. Alguns proprietários têm o costume de amarrar gentilmente as orelhas do cocker durante as refeições.

Origem e História

O que se sabe é que o Duque de Northumberland, John Dudley, foi um dos primeiros a treinar spaniels para a caça e que no castelo do Rei Henrique VIII havia um empregado que era o guardião dos spaniels, “Robin the King's Spaniel Keeper”.
Em 1570 John Caius descreveu 22 raças existentes em seu livro “Of English Dogs”, inclusive o Land Spaniel (Spaniel de Terra) e o Water Spaniel (Spaniel de Água). Caius escreve que estes cães foram sendo classificados conforme a função para a qual foram criados, assim falcon dog (falcoaria), pheasant dog (caça do faisão), partridge dog (caça da perdiz) e assim por diante.

Muitas pessoas chamaram este tipo de caça de “spaniel” acreditando que se originou na Espanha, porém a atribuição mais plausível é a de que “spaniel” derive da palavra céltica “spain” que significa “coelho” fortalecendo ainda mais a primeira e original função para a qual os spaniels foram desenvolvidos. Mas, por mais que se estude, a origem da palavra ainda é disputada.

Do século XVII em diante foi aceita amplamente a palavra spaniel, especialmente na Inglaterra, tanto que no fim do século XIX o spaniel foi especificamente considerado uma raça inglesa.

Esta raça ganhou popularidade nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, quando foi premiada seis vezes seguidas como o Best in Show em uma exposição em Londres. O Cocker Spaniel Inglês deu origem ao Cocker Spaniel Americano, variedade reconhecida pelo AKC (American Kennel Club) em 1946.

Na década de 1980, a raça inspirou a criação da personagem Dama, do longa-metragem "A Dama e o Vagabundo", de Walt Disney. O desenho animado tornou-se uma verdadeira coqueluche entre crianças e adultos.

Nenhum comentário: