Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Golden Retriever


De origem britânica este cão de pelagem que vai do dourado até o creme tem um porte atlético e um temperamento calmo que aos poucos está conquistando o mundo todo.

Excelente para atividades físicas como o agility e, é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos à agradar e obedecer. Por ter excelente olfato é muito usado, para farejar drogas e como guia de cegos. por ser um cão de temperamento equilibrado acredita-se que, possa ser criado, inclusive, em apartamentos apesar de ter porte grande.

Em inglês seu nome significa Goldem - dourado - Retriever - o que recolhe.

A seleção da raça teria sido iniciada pelo Lord Tweedmouth em Brighton no Sul da Inglaterra, por volta de 1835, que supostamente teria adquirido alguns cães de um circo russo que na ocasião eram 8 cães. Levou-os para a Escócia em sua propriedade que chama-se Guisachaar, o Lorde possuía o hoby de caçar cervos, foram feitos acasalamentos com o Bloodhound para aperfeiçoar o olfato e diminuir o tamanho dos cães.

Isto, são suposições que se deparam com outra hipótese: o cruzamento com Tweed Water Spaniel; hoje uma raça extinta e os Wavy-Coats pretos e o Setter Irlandês. A linhagem desenvolvida na Escócia chamava-se Ilchester.

Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é assim, um companheiro fascinante.

SAÚDE

Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:

Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.

Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.

Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade.

Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

CUIDADOS COM O GOLDEN

A escovação semanal é necessária, sempre com a escova de pinus ou rasqueadeira, os ouvidos, por terem orelhas caídas devem receber atenção especial, limpe-os com uma solução de álcool iodado com alguns grãos de cravo, toda semana.

Nos banhos, dados com shampoo ou sabão, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu golden.
O usos de um bom condicionador é indicado para amaciar o pêlo.

PADRÃO DA RAÇA

País de origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Retriever (Golden).
Utilização: buscar a caça.
Prova de trabalho: para o campeonato, independente.
Aparência geral: simétrico, balanceado, ativo, poderoso, de movimentação fluente, com a linha superior de nível; íntegro com expressão afável.
Características: obediente, inteligente e uma vocação natural para o trabalho.
Temperamento: afável, amigo e autoconfiante.
Pelagem: dupla, reta ou ondulada, bem cheia e densa. Subpêlos resistentes à água.
Cor: qualquer tonalidade de dourado ou creme, nem vermelho nem mogno. Alguns fios de pêlo branco são permitidos, somente no antepeito.

Nenhum comentário: