Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Old English Sheepdog


O Old English Sheepdog, também conhecido como Bobtail, é um cão desenvolvido na Grã-Bretanha de origem muito incerta, talvez descendente de um antigo e peludo cão russo, o Owtchar, talvez trazido por navios provenientes da região do Mar Báltico, talvez seja relacionado com o Briard.

Aparência

É um cão musculoso e corpulento. Seu corpo é totalmente recoberto por uma pelagem abundante, que deve ser muito bem escovada periodicamente para evitar eczemas. A pelagem pode ser de todos os tons de cinza, malhado, azul, com ou sem manchas brancas. Sua altura deve ser entre 56 a 58 cm, e pesar cerca de 30 kg. O crânio é amplo e de forma quadrada, e seus olhos devem ser escuros,mas ha exeções em que os cachorros nascem com olhos mistos(um olho azul e outro castanho).

Indivíduos desta raça costumam nascer sem cauda, embora eventualmente apareça algum exemplar com cauda. Nesse caso, ela deve ser amputada, nos países que permitem essa prática.

Temperamento

Inteligente, dócil, obediente e fácil de ser adestrado. Apto ao convívio com crianças, com as quais se mostra um grande amigo.

Utilidade

Ótimo cão pastor, com um tamanho que intimida qualquer possível predador do rebanho. Também foi usado como cão de guarda, de trenó, de transporte e de companhia.

Curiosidades

No Reino Unido e na Austrália é conhecido como Dulux, porque foi usado em propagandas de uma companhia de tintas chamada Dulux. Algo semelhante acontece com os Dachshunds que também são conhecidos como Cofap.

Um dos mais conhecidos Sheepdogs no Brasil é a Priscila, a personagem principal da TV Colosso.

Nenhum comentário: