Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Poodle Standard


Origem da raça

O poodle standart é uma raça grande e extremamente ativa, que inicialmente foi criada e utilizada como cão de pastoreiro e ainda ajudava a retirar a caça (patos e marrecos) da água.

Todas as variedades de poodle conhecidas hoje foram originadas a partir do standart. Apesar da maioria das pessoas atribuírem a sua origem a França, talvez devido à grande popularidade por lá, é quase certo que a sua origem seja a Alemanha, pois "pudel" em alemão quer dizer "chapinhas na água".

Indiscutivelmente a França contribuiu muito para a divulgação e disseminação da raça por todo o mundo, reconhecendo sua notável inteligência, registrados por muitos artistas do século XVI em retratos de caça, a principal atividade do poodle na época. Em meados do século XVIII também foram muitos utilizados em circos acompanhando palhaços e artistas de rua.

O poodle é considerado uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento. Cães muito semelhantes ao standart foram encontrados em moedas gregas e romanas, normalmente com a tosa leão.

Por muito tempo o poodle foi utilizado para farejar trufas, uma espécie de cogumelo muito apreciado na Europa.

Nos anos 70 foi muito utilizado em filmes célebres, destacando-se o personagem Monsieur Cognac, protagonizado por um poodle standart.

Por ser extremamente alegre, brincalhão e inteligente, o poodle standart torna-se um excelente companheiro, função que exerce com maestria, tornando-se cada vez mais um efetivo membro da família.

Nenhum comentário: