Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Saluki


O Saluki é originário da Pérsia, provavelmente fruto de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos.

Aparência

Sua altura varia entre 58-71 cm. Assim como todos os outros lébreis, é um cão de pouco peso, variando entre 13 a 25 kg. Cabeça longa e estreita que se afina gradativamente em direção ao nariz. Olhos grandes e brilhantes, castanhos, de expressão doce. Orelhas pendentes, corpo alongado, cauda portada baixa e curvada. Seu pêlo é liso e sedoso, mais abundante nas orelhas e cauda. Apresenta as cores branco, creme, fulvo, dourado, vermelho, cinza e tricolor, sólidas ou com manchas.

Temperamento

Afetuoso, delicado e sensível, muito amigo de crianças. É asseado e costuma ter índole tranqüila e serena. Os Salukis modernos ainda retêm as qualidades de cães de caça do tipo hound. Aprendem rápido mas podem se chatear com a repetição, então as seções de treino devem ser curtas e variadas. Salukis necessitam de exercícios regulares, mas se comportam quietamente dentro de casa. Não latem muito mas "cantam" quando sentem algo de errado ou quando algum membro da família fica fora por um periodo muito longo. Se dão bem com crianças, mas precisam ser respeitados quando querem ficar sozinhos e descançarem.

Curiosidades

É considerado dádiva sagrada de Alá. para ter um exemplar da raça, deve-se tomar cuidados quanto a animais pequenos, poi se você tiver um gato ele pode mato-lo por pensar que é uma presa. por isso eles devem ser bem treinados e se você obitiver animais pequenos, eles devem ficar jntos desde pequenos para evitar desastres.

Nenhum comentário: