Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Airedale Terrier



História da raça - Ficha técnica (da Revista Cães & Cia., n° 165)

No começo do século passado, na Inglaterra, os caçadores de raposa, texugo, doninha, lontra, nútrias e demais variedades de caça menor, nas proximidades do rio Aire, idea-lizaram o cruzamento entre o Ryke preto e marrom - ágil, corajoso, de boa visão e audição (considerado o an-cestral não só do Airedale mas também do Irish, Fox e Welsh) -com o Otter Hound (cães de faro apurado e inegável habilidade em nadar). O resultado desse cruzamento foi o Airedale Terrier, o maior e mais forte dos ter-riers, um cão de defesa e caça, resistente à água a ao gelo. Chamados inicialmente, por volta de 1864, de Working, Waterside e Bingley Terrier, sur-giram em exposições em 1879 e o primeiro registro oficial data de 1884. Ainda hoje são empre-gados na caça na África, Índia e Canadá. Também são usados pelas polícias alemã e inglesa. Em vários guerras tiveram papel de destaque como mensageiros, inclusive no Guerra das Mal-vinas.

APARÊNCIA GERAL: musculoso, ativo, curto; o maior dos terriers.
CARACTERÍSTICAS: expressão viva e movimentos rápidos.
TEMPERAMENTO: extrovertido, confiante, amistoso, corajoso, inteligente, sempre alerta
e não-agressivo.

MOVIMENTAÇÃO: os membros deslocam-se retos para a frente. A força propulsora provém dos posteriores.
PELAGEM: dura, densa, não muito comprida a ponto de parecer emaranhada. Pêlos retos e deitados cobrindo todo o corpo e pernas.
COR: o manto, a parte superior do pescoço e da cauda são pretos. 0 resto do corpo é cor de canela (tan) e as orelhas freqüentemente de um canela mais escuro.
ALTURA: macho de 58 a 61 cm na cernelha; fêmeas de 56 a 59 cm na cernelha.
CAES & CIA 165.

Nenhum comentário: