Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Irish Wolfhound


Um cão musculoso que combina força com rapidez e agilidade

Muitos cães da raça Irish Wolfhound hoje em dia não estão sendo usados em caçadas
e vivem tranquilamente em lares privados, sendo bem comportados e dignos.

A cor pode ser cinza, rajado, vermelho, preto, puro branco, castanho claro e qualquer outra cor que apareça no Deerhound.

Na aparência geral é o maior cão do mundo, e apesar de ser o mais alto dos hounds de corrida, é simétrico, muito musculoso, combinando força com rapidez e agilidade. Tem pelagem dura, sobracelhas felpudas, olhar penetrante, mas por trás da sua aparência forte carregam um bom coração.

HISTÓRIA

Uma aura romântica e antiga envolve a origem desses maravilhosos e velozes cães da Irlanda. No Século II Arrian cita em suas escritas Hounds que foram trazidos para Grécia durante a invasão dos Celtas que saquearam Delfos em 273 A. C.

A raça já era muito conhecida na época Romana mas a primeira prova autêntica data de 391. É uma carta onde o Consul Romano Quintus Aurelius Simmachus agradece o presente de 7 Wolfhounds recebidos de seu irmão. Esses cães foram usados em circos de combate e Quintus agradece dizendo: "Toda Roma os viu, maravilhados".

A literatura primitiva e antigas leis irlandesas evidenciam que esses animais eram criados com grandes estima e nos primeiros séculos eram muito famosos por sua perícia e sabedoria como caçadores, por isso monarcas estrangeiros tentavam comprar Wolfhounds para presentear a realeza. A disputa pela posse desses animais era tão grande que a realeza chegava a fazer uso de suas espadas, travando até batalhas.

A força destes animais é tão grande que em combate os Mastiffs ou Bulldogs (na época maiores e mais ferozes) não tinham grandes chances.
Com o desaparecimento dos lobos e alces e a grande exportação, eles quase foram extintos. Graças ao Capitão G. A. Grahann do Exército Britânico, que reuniu alguns espécimes remanescentes e se utilizou de criteriosos cruzamentos, a raça foi reabilitada, sendo usado na caça de javalis, coiotes, e outros animais de grande porte.

Nenhum comentário: