Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cão dos Pirineus


CARACTERÍSTICAS

Elegante e imponente, o Cão dos Pireneus é também muito versátil. Este cão pastor é gentil e devotado ao dono, relacionando-se bem com crianças. Pode ser agressivo com estranhos e tende a latir, o que lhe torna um bom cão de guarda.

Inteligente e independente, deve ser treinado. Ativo, o Cão dos Pireneus precisa praticar exercícios diariamente para manter sua saúde física e mental.

Esta raça não se adapta bem a climas quentes. Sua pelagem densa, de tamanho médio, deve ser escovada regularmente.

HISTÓRICO

O Cão dos Pireneus é uma raça muito antiga, que descende provavelmente do Mastim Tibetano. Acredita-se que tenha sido trazida da Ásia Central por arianos e comerciantes fenícios. É utilizada desde a antigüidade para o pastoreio.

Na França medieval, o Cão dos Pireneus era utilizado na guarda de fortalezas, e os exemplares mais imponentes eram considerados o orgulho dos castelos. Mas os exemplares da raça tal como a conhecemos hoje guardam pouca semelhança com os magníficos Pireneus daquela época.

PERFIL CLÍNICO

O Cão dos Pireneus pode apresentar as seguintes doenças:

Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Luxação de patela
Ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Ectropio
Eversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos.

Osteosarcoma
Tumor maligno nos ossos

Problemas dermatológicos

Nenhum comentário: