Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Bouvier de Flandres


Nos ambientes cinófilos belgas, tanto como nos franceses, houve muitas disputas sobre a origem do boiadeiro de Flandres. Os primeiros o consideram originário da Bélgica, os segundos acretitam que é unicamente francês, e são estes últimos os que, provavelmente, tenham razão.

Durante a primeira guerra mundial, os franceses recrutaram, para seus próprios serviços sanitários, muitos boiadeiros de Flandres. Muito poucos sobreviveram e, como em 1918 a criação quase se extinguira, para reanimá-la a sociedade rural St. Hubert (belga) decidiu a fusão das raças boiadeiro de Flandres e boiadeiro belga ou de Roulers, muito semelhante entre si, num único tipo ao qual foi imposto o nome de boiadeiro de Flandres, fixando-lhe as características do boiadeiro belga. Isto também provocou intermináveis discussões, cujo reultado foi aumentar a confusão. Robin, professor da escola veterinária de Alfort e eminente cinólogo, não só reivindica para a França a origem do boiadeiro de Flandres (que define como boiadeiro francês) como, divide claramente ambas as raças, a cada uma das quais atribui diferentes características étinicas.

Seja como foi, o boiadeiro de Flandres, que - segundo as suposições de Dechambre - derivaria de um cruzamento entre o griffon e o velho tipo de cão pastor de Beauce, é um cão de qualidades excepcionais. Incomparável na guarda, constitui uma raça realmente incomparável, que justifica todo o apoio e estímulo dos clubes que lhe são dedicados. O aspecto insociável que lhe dá seu pêlo duro contrasta estranhamente com sua inata bondade; é util até o ponto de servir nas tarefas mais dispares e nas eventualidades mais insólitas: chegou, inclusive a ser usado para fazer girar uma roda que, por sua vez, movimenta uma maquina batedora de manteiga.

Aspecto geral - de estrutura brevilínea, compacto, musculoso, pelagem áspera de cor escura apresentando barba e bigodes, que Ihe confere uma expressão rude.

Talhe - altura: machos 62 a 68 cm e fêmeas 59 a 65 cm.

peso: machos 35 a 40 quilos e fêmeas 27 a 35 quilos.

Pelagem - dupla, áspera, seca e opaca, comprimento médio (± 6cm) semelhante à crina, mais curto na cabeça e quase raso nas orelhas, particularmente duro e espetado no dorso e mais curto nos membros. Apresenta barba e bigodes densos, sendo mais curto e mais duro no focinho, acentuando a expressão rude das sobrancelhas que evidenciam as arcadas superciliares, sem cobrir os olhos.

Cor - fulvo ou cinza, freqüentemente tigrada ou cor de carvão, admite-se a capa preta mas não é desejada. Indesejáveis as cores desbotadas.

Nenhum comentário: