Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Boxer


Boxer é uma raça de cão de médio porte e pêlo curto, de cor dourada ou tigrada, de mandíbula proeminente, corpo quadrado e de porte atlético.

Histórico

Foram desenvolvidos na Alemanha, no Século XIX, mais precisamente na cidade de Munique, que possui o clube mais antigo da raça. Pertencem à categoria dos molossóides, ao lado de raças como o Bullmastiff, o Bulldog, entre outros. Foram selecionados a partir de misturas entre o bullenbaisser (mordedor de touros) e os antigos bulldogs, mais altos e menos atarracados.

Durante as Guerras Mundiais, o boxer tanto serviu às polícias, bem como aos exércitos de alguns países da Europa Continental. Com a derrota alemã, a raça quase se extinguiu, mas alguns poucos criadores e amantes pioneiros a retiraram deste quadro e na década de 50 os boxers já se espalhavam pelo mundo.

Características gerais

Cores e Pelagem

Além das variedades dourada e tigrada com ou sem marcas brancas, cruzáveis entre si, os boxers também podem ser completamente brancos.

Antigamente, acreditava-se que tais exemplares eram albinos e propensos a certos tipos de doenças, porém hoje sabe-se que é simplesmente um gene recessivo que nada tem a ver com o albinismo ainda que exemplares brancos tenham uma leve tendência às dermatites e à surdez.

O exemplar branco é considerado um desvio do padrão da raça não podendo ser registrado (possuir pedigree) nem acasalado para criação, já que seu cruzamento progressivo aumentaria a incidência de branco no boxer (até o branco total tornar-se predominante). O padrão determina que a pelagem não pode exceder 1/3 dessa cor no corpo. As manchas brancas permitidas não devem vir em locais não-desejados, como coxas, lombo, garupa ou flancos. As manchas bem-vindas são as meias, as máscaras não-excessivas, peito e a coleira em torno do pescoço.

Sua pelagem é curta, sem sub-pêlo, rente ao corpo. Quando o cão é bem alimentado, não requer muita escovação ou banhos freqüentes para permanecer brilhante e livre de parasitos.

Estrutura física

Sua cabeça é forte e deve ser proporcional ao corpo, que tem costas curtas e membros poderosos. Pescoço bem delineado, possante e arqueado. Seus olhos são castanhos, de médio a escuros, de pálpebras negras e expressivos. Seu stop é pronunciado, as orelhas têm inserção superior e caem dobradas rente às bochechas, levemente voltadas para frente, quando não amputadas. A boca é poderosa, é um autêntico prognata inferior; o focinho deve ser volumoso e jamais "baboso". Lábios e nariz devem ser negros, sendo permitidas as manchas rosadas. Sua expressão é inteligente e atenta.

Filhote de Boxer, 3 meses de idade, com orelhas naturaisO corte estético das orelhas continua popular, principalmente em países como os Estados Unidos da América e Brasil. O corte da cauda deve ser feito nos primeiros dias de vida do filhote e é simples, devendo ocorrer na terceira ou quarta vértebra caudal. Ainda assim, em seu país de origem, ambas as amputações foram proibidas e no Brasil, já se pode encontrar criadores não-praticantes destas cirurgias estéticas. A tendência é, com a alteração do padrão oficial da raça, que as amputações, não só em Boxers, como em outras raças, sejam uma prática aos poucos abandonada.

Um boxer macho adulto pesa, tipicamente, em torno de 32kg, e mede aproximadamente 61-63cm na cernelha. As fêmeas são, em média, 20% menores e mais leves.

Temperamento

Boxers são uma raça energética e brincalhona, e tendem a ser muito apropriados no trato com crianças, recebendo até a alcunha de Cão-Babá. Seu adestramento é recomendado em tenra idade, pois um boxer costuma ter personalidade forte, fazendo com que seu treinamento seja um pouco mais difícil depois que o cão fica adulto. O boxer é uma raça de guarda e companhia.

Boxers são cães pacientes com crianças, inteligentes, afetuosos e muito ligados aos seus donos. São considerados bons cães de guarda, desde que recebam adestramento adequado. São protetores do lar e da família, pois são territoriais ainda que de boa índole. Boxers normalmente são pacíficos mas são valorosos por suas aptidões físicas e sua fidelidade característica.

Embora o Boxer precise de exercícios para manter-se em forma, há inúmeros relatos de boxers que vivem bem em apartamentos. O ideal é que o cão tenha alguma atividade física freqüente, como passeios diários. Boxers são especialmente apropriados para exercícios como o agility e outros esportes caninos, onde se destacam através de inúmeros praticantes pelo mundo que canalizam seu temperamento brincalhão numa atividade educativa e saudável. Estas, são muito benéficas à raça como forma de "gastar" sua energia, adestrá-lo e sociabilizá-lo.

Os cães da raça boxer são cães de fácil manutenção, além de afetuosos, confiáveis, inteligentes, atléticos e fiéis.

Potenciais problemas de saúde

Boxers são suscetíveis a tumores. Entre seus possíveis problemas de saúde também estão a displasia coxo-femural e a cardiomiopatia.

Potenciais donos de boxer podem se sentir tentados a escolher outra raça de cachorros por causa de potenciais problemas de saúde, mas devem pensar novamente e reconsiderar sua decisão.

A incidência dessas doenças é baixa, e ao se adquirir um cão de criadores idôneos, que forneçam certificados de saúde para seus exemplares, aumenta-se muito as chances de ter um animal saudável e longevo.

Nenhum comentário: