Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Buldogue Inglês


Adestrado para a luta, pelo homem, o buldogue é realmente o resultado de largos processos seletivos, que permitiram obter uma raça cujas características principais são anomalias notáveis.

Apesar do seu aspecto hostil e nada dócil, o buldogue é um dos cães mais tranqüilos e pacíficos; fidelíssimo, limpo, inteligente, muito robusto, exibe os seus dotes de combatente somente se é agredido abertamente.

O termo "bulldog" é uma palavra inglesa composta por duas: "Bull - touro"e "Dog - Cão". Derivaria do fato de que, até meados dos século XVIII, este cão era obrigado a combater nas pistas contra os touros. Enquanto as origens da raça, originam-se do antigo mastim de sangue asiático que, estabelecido na Inglaterra, converteu-se naquele pugnax Britanniae que os romanos levaram para a sua pátria com a finalidade de combater com seus pugnaces (cães de luta) isto é os molossos de criação grega. Se excetuarmos estas remotas origens, o buldogue, tal como é conhecido, é de formação indiscutivelmente inglesa.

Numerosos documentos encontrados na Grã-Bretanha testemunham a presença, em épocas distantes, de um cão muito parecido com o buldogue contemporâneo, por aquelas paragens: sua missão primordial era servir de espetáculo combatendo. No período entre os séculos XIII e XVIII os espetáculos de lutas com os cães eram freqüentes e cada aldeia tinha o seu próprio ring.Os cães destinados à luta contra os touros eram selecionados cuidadosamente; não porque se buscasse a beleza e a simetria das formas, mas a coragem sem limites, o instinto de agressão e uma ferocidade extrema. Através da cuidadosa seleção obteve-se um cão tão sanguinário que nem a dor o detinha.

No fim do século passado surgiu um movimento de oposição contra este gênero de combates e conseguiu-se que o parlamento inglês aprovasse uma lei proibindo-os.

ASPECTO GERAL - compacto, robusto, atarracado, baixo, largo, possante e de pelagem lisa. Cabeça massuda e pesada. Focinho curto, largo rombudo e ascendente; tronco curto; membros fortes e bem musculados posteriores altos, um pouco mais leves que os poderosos anteriores. A fêmea é pouco menor que o macho. Sua figura revela determinação, força e atividade.

TALHE - altura na cernelha: (padrão não comenta).
comprimento: (padrão não comenta).
peso: macho 25 quilos e fêmea 23 quilos.

PELAGEM - textura fina, curta, fechada e lisa.

COR - sólida com ou sem máscara ou focinho preto. As cores são uniformes (puras e brilhantes): vermelho - nas tonalidades fulvo, fulvo claro, rajado, com ou sem branco, ou branco puro.
Altamente indesejáveis - cores preto, fígado e preto e castanho.

Nenhum comentário: