Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Elkhound Norueguês


Cães obedientes, dispostos, amigáveis, confiáveis e muito corajosos

Os Elkhound Norueguês Preto se utilizam de técnicas diferentes para caçar a pequena e a grande presa. A tática empregada para caçar o animal de pequeno porte é o bloqueio da passagem, o que força a presa a ir de encontro ao caçador. Já com o de grande porte, ele simula um ataque, forçando o animal a encará-lo, prendendo sua atenção e finge atacar, avançando e recuando em seguida para se proteger, e late, assegurando assim que seu mestre consiga chegar a uma distância propícia para o tiro.

O Elkhound Norueguês Preto, ao longo da história, esteve sempre associado às pessoas, o que o tornou excelente companheiro no lar.
Eles são obedientes, dispostos, amigáveis, confiáveis e muito corajosos.

A pelagem um pouco menos densa que a de seu irmão cinza, é dupla, curta, grossa, macia e eriçada.

A cor é preto sólido.

Na aparência geral o Elkhound Norueguês Preto é um cão de porte médio, com pernas mais longas e corpo menor do que o Cinza. A cabeça com focinho longo, crânio largo e orelhas bem separadas e eretas, é muito expressiva e a cauda é portada enrolada por sobre o dorso.

HISTÓRIA

Todos os Elkhounds (caçadores de alces), descendem de cães nórdicos, desde a Idade da Pedra já podiam ser encontrados ao lado dos homens primitivos. Eles eram fiéis companheiros dos Vikings, o que pode ser comprovado por ossadas datadas de 4 a 5 mil anos atrás, que foram encontradas na região da Noruega junto a instrumentos de pedra, e mostram que esses cães eram praticamente idênticos aos Elkhounds da atualidade.

Por toda a Escandinávia esses cães eram criados sem qualquer preocupação com organizações formais ou com pedigrees. Eles eram utilizados para puxar trenós e também para caçar, e pouca diferença podia ser notada entre os Elkhounds das diferentes regiões da Escandinávia.

A FCI (Federação Cinológica Internacional), classificou-os em três raças distintas. São elas:
Jamthund - Cão Sueco de Caça ao Cervo, o maior deles;
Elkhound Norueguês Cinza - o mais conhecido;
Elkhound Norueguês Preto - o menor e de aparência mais atlética dos três.

O Elkhound Preto veio das regiões da divisa entre Noruega e Suécia. Teve reconhecimento formal como raça distinta em 1877. Como puxador de trenó que é, foi utilizado pelo exército para transportar suprimentos. Como caçador, além de alces, ele caça ursos, lobos, linces, assim como animais de pequeno porte, como a marta, galo selvagem e o arminho.
Disposição, obediência e coragem


O Elkhound Norueguês Cinza é o mais conhecido dentre os Elkhounds. Tem porte médio, é independente, alerta, e apesar de hound, é protetor. Ótima companhia, aprecia brincadeiras e grandes espaços para gastar a sua energia. O seu dono pode confiar e contar com ele.

Necessita fazer exercícios diários, caso contrário acaba se frustrando e destruindo várias coisas. A sua pelagem dupla e de comprimento médio, requer escovação diária. A cor é cinza em várias tonalidades.

Como puxador de trenó que é, foi utilizado pelo exército para transportar suprimentos. Como caçador, além de alces, ele caça ursos, lobos, linces, assim como animais de pequeno porte, como a marta, galo selvagem e o arminho.

Todos os Elkhounds (caçadores de alces), descendem de cães nórdicos, que desde a Idade da Pedra já podiam ser encontrados ao lado dos homens primitivos. O Elkhound Norueguês Cinza teve sua origem, como o próprio nome revela, no norte (norsk) da Noruega.

Eles eram fiéis companheiros dos Vikings, o que pode ser comprovado por ossadas datadas de 4 a 5 mil anos atrás, que foram encontradas na região da Noruega junto a instrumentos de pedra, e mostram que esses cães eram praticamente idênticos aos Elkhounds da atualidade.

Por toda a Escandinávia esses cães eram criados sem qualquer preocupação com organizações formais ou com pedigrees. Eles eram utilizados para puxar trenós e também para caçar, e pouca diferença podia ser notada entre os Elkhounds das diferentes regiões da Escandinávia.

Origem e História

Acredita-se que o Elkhound Noruguês tenha vivido na Escandinávia, sua terra natal, por milênios. Arqueólogos encontraram ossos de um cão similar datados de 5000 a 4500 a.C. O Elkhound desempenhava uma série de tarefas, sendo utilizado principalmente na caça ao alce. Seu papel era localizar o alce e encurralá-lo com seus latidos enquanto seu dono não chegava para matar o animal.

A primeira vez em que a raça foi exibida foi no ano de 1877, quando a Associação de Caçadores Noruegueses começou a realizar exposições.

Nenhum comentário: