Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Rhodesian Ridgeback


O Leão da Rodésia é uma raça de cão de grande porte usado principalmente para caça, guarda e companhia.

Características

O padrão da raça é que os machos estejam entre 63 e 68 cm na altura da cernelha e as fêmeas um pouco menores: de 61 a 66 cm de altura. Seu peso varia entre 30 e 39 kg. sua pelagem é curta, densa, lisa e brilhante, sem ser lanosa ou sedosa. Tem como característica uma crista dorsal formada por pêlos, que nascem em sentido contrário ao do restante da pelagem. Essa crista é considerada como chancela da raça, claramente definida e simétrica.

Aceito nas cores trigo pálido ou fulvo avermelhado. Admite-se que o focinho e as orelhas sejam de cor preta.

História

A história da raça começa no século XVI, quando os colonizadores europeus encontraram um cão domesticado junto a tribos africanas. Esse animal tinha como característica principal, uma faixa de pêlos eriçados no dorso (daí o nome ridgeback, que significa crista nas costas). Muitas raças foram trazidas pelos colonizadores para a África, porém, durante 100 anos a imigração foi proibida e ficava cada vez mais difícil encontrar um cão de caça. Iniciou-se então o cruzamento das raças trazidas pelos colonizadores com o cão nativo. A nova raça, o Ridgeback Rhodesian, conserva muitas das características do cão das tribos africanas. Iniciou-se a criação da raça em grande escala na Rodésia (hoje Zimbábue) e a raça recebeu o nome daquele país.

Temperamento

É muito inteligente. Com o dono é sempre leal e companheiro. É paciente com crianças e nunca se mostra agressivo, com estranhos é reservado.

Nenhum comentário: