Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Japonese Chin


O Spaniel japonês ou Japanese Chin, chin épagneul japonais, é de origem oriental; no Japão é considerado de grande luxo pelas damas, que o utilizam como cão "de manga". Notícias de viajantes europeus do século XVII nos dizem do cuidado prodigado pelos japoneses aos cães em geral.

Em algumas localidades do império existiam naquela época numerosos cães que viviam, sem serem molestados, na beira dos caminhos: construíam-se casinhas especiais para eles e os habitantes das aldeias vizinhas lhes levavam alimentos. Como já se disse a respeito do spaniel tibetano, que parecia ser antepassado do chin, a raça seria original da região do Shinra (na Coréia atual).

De pequena estatura, é a única raça japonesa amplamente difundida na Europa, onde já existia no século XVII, quando os navegantes portugueses presentearam uns filhotes à princesa Catarina de Bragança. A rainha Vitória, grande amante de cães, tinha dois spaniels japoneses.

Há muita semelhança entre este spaniel e o pequinês, mas o primeiro é mais alto e mais delicado. A pelagem do filhote é relativamente curta em comparação com a do cão adulto.

Padrão FCI nº 206;
Origem: Japão;
Nome de origem: Chin;
Utilização: companhia.
Classificação FCI grupo 9 - Cães de Companhia;
Seção 8 - Spaniels Japoneses e Pequinês;

ASPECTO GERAL

De pequeno porte, revestido de abundante pelagem, elegante e gracioso. O focinho é grande e achatado. A altura, na cernelha, é igual ao comprimento do tronco. É todo inteligência, doçura e beleza.

PELAGEM - pêlos suaves, sedosos, longos e retos. Com exceção do focinho, o corpo inteiro é revestido por pelagem abundante. Pêlo, moderadamente, assente, com tendência a se levantar. Orelhas, pescoço, coxas e cauda, profusamente franjados.

COR - branco e preto ou vermelho e preto. As marcações devem ser bem distribuídas nas duas metades da cabeça, nas orelhas, bem como no tronco. Um focinho branco e uma estria muito larga, na cabeça, são muito desejáveis. Indesejáveis marcações tigradas no tronco.

Um comentário:

Prof.ª Vanda Serpa disse...

Eu tenho um e é adorável :D