Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Jack Russel Terrier


Estrela principal de Wishbone, atuando como Eddie no seriado Frasier e Milo no filme O Máskara, o Jack Russel conquistou o reconhecimento mundial.

Desenvolvida pelo Reverendo John Russel, na metade do século XIX, teve como objetivo criar um cão que fosse simplesmente imbatível na caça à raposa. Acasalando sua cadela Trump com beagles e outras raças, o reverendo chegou ao seu cão ideal para a caça a raposa. O Jack Russel Terrier é um cão com grande inteligência, compacto, forte e destemido. A Raça só foi reconhecida pela FCI em 1991, a partir do reconhecimento do The Kennel Club que reconheceu a raça em 1990 e publicou um padrão oficial provisório com o nome de Parson Jack Russell Terrier.

Este cãozinho é pequeno e super ativo, muito inteligente e alegre, podemos dizer que são incansáveis. Se não forem educados desde pequenos podem se tornar um transtorno pois são voluntariosos e muito teimosos. Apesar de ser um cão pequeno o Jack Russel Terrier não se adapta viver em apartamento ou casas pequenas, eles realmente precisam de exercícios e muito espaço. Se forem colocados em quintais este deve ter muros altos pois esta raça tem muita habilidade em pular obstáculos. Eles também gostam de cavar buracos e adoram seguir novos cheiros por isso recomendamos que não saia com ele sem coleira pois corre o risco de esquecer de voltar quando for chamado.

O Jack Russel é ideal companheiro para quem é ativo e gosta de fazer cooper ou participar de provas de agility. Quando filhotes são energéticos e incansáveis e totalmente contra indicados para quem mora em apartamento, trabalham odia todo fora de casa e precisam deixar o cão sozinho. Esta raça adora o convívio familiare precisam de muita atenção e educação. Como ele é muito ativo e esta sempre à procura de algo para fazer e, caso não encontrem nada, com certeza irão roer móveis ou escavar enormes buracos no jardim.

Problemas comuns à raça - Doença de V Williebrand - uma deficiência de coagulação sangüinea; Epilepsia – pode ser causada por diversos fatores e o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário.Dermatites e eczemas – normalmente causados pelo aparecimento de fungos.

Classificação F.C.I.:
Grupo 3 - Terriers
Seção 2 - Terriers de Pequeno Porte
Padrão FCI no 345 - 09 de agosto de 2004.
País de origem: Inglaterra
País de desenvolvimento: Austrália
Nome no país de origem: Jack Russell Terrier
Utilização: Um bom terrier com habilidade para a caça. Excelente
cão de companhia.
Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional.

ASPECTO GERAL

Um terrier forte, ativo, com agilidade para o trabalho de grande caráter com o corpo flexível de comprimento médio. Seus espertos movimentos confirma sua sagaz expressão. A amputação da cauda é opcional e a pelagem pode ser lisa, áspera ou de arame.
PROPORÇÕES

No geral é um cão mais longo que alto.
A profundidade de peito é igual ao comprimento do membro anterior dos cotovelos ao solo.
O perímetro torácico atrás dos cotovelos deve ser em torno de 40 a 43 cm.

TALHE
Altura na Cernelha Macho: Altura Máxima - 30 cm
Altura Mínima - 25 cm
Altura Ideal - Padrão não comenta.

Fêmea: Altura Máxima - Padrão não comenta
Altura Mínima - Padrão não comenta
Altura Ideal - Padrão não comenta.

Comprimento - Padrão não comenta.
Peso - sendo o equivalente de um quilo para cada centímetro de altura, isto é, um cão de 25 cm de altura deve pesar aproximadamente 5 quilos e um de 30 cm deve pesar 6 quilos.

TEMPERAMENTO

Um terrier vivaz, alerta e ativo com uma expressão sagaz e inteligente. Arrojado e destemido, amigável, mas calmamente confiante.

PELAGEM

Pêlos: podem ser lisos, de arame ou ásperos. Devem ser resistentes às intempéries. A pelagem não podem ser alterada por tosa (stripping) para parecer lisa ou de arame.
COR

O branco deve predominar com o preto com ou sem marcação castanha. A marcação castanha pode ser do castanho claro ao castanho rico.

Nenhum comentário: