Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Malamute do Alaska


Malamute do Alaska é uma antiga raça de cães nórdicos do tipo “husky” (trenó). É um cão primitivo selecionado pela natureza para sobreviver ao frio Ártico. O seu nome deriva da tribo nativa Mahlemuts do noroeste do Alasca que utilizava esses cães para arrastar trenós, barcas da margem, de bancos de gelo e ajudar nas caçadas.

É um cão magnífico com aparência de lobo, um atleta inteligente, dócil, leal, tranqüilo, digno e um acompanhante agradável que, como um cão do ártico, possui muita independência. É extremamente leal à família e dedica-se a todos sem exceção, podendo ser um grande amigo das crianças. É gentil com estranhos, não fazendo o tipo de cão de guarda, raramente late e pode ser agressivo com outros cães.

Um excelente cão de companhia e da família, não necessita de muito espaço, mas precisa de saídas longas e freqüentes, não gostam de ficar muito sozinhos, não suportando a solidão, principalmente os machos. Devido a sua força física pode involuntariamente se tornar perigoso se não for bem educado.
O Malamute do Alaska possui a capacidade para arrastar em trenós cargas muito pesadas. É um cão compacto e potente e não possui velocidade para competição como outras raças árticas menores. Com um corpo forte e bem constituído a cabeça é larga e suas orelhas são eretas e cônicas inseridas lateralmente.

Possui marcas ou máscara na cara com marcações típicas brancas. A cauda densamente peluda é portada por cima das costas, como um arco. Os Malamutes são de diversas cores, mas em geral é cinza ou preto com as devidas marcações em branco no ventre, parte dos membros e máscara. Sua pelagem é grossa e espessa com subpêlos densos e lanosos, propícia para manter a temperatura corporal estável criando uma barreira térmica em temperaturas mais frias, mas suporta muito bem as condições climáticas diversas. Há trocas de pêlos duas vezes ao ano com grandes quedas e necessidade de escovações. Seus olhos são castanhos, amendoados e grandes. Olhos azuis são indesejáveis para a raça e é falta desqualificante.

O Malamute do Alaska e o Husky Siberiano
Malamute do Alaska
Número

Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta

O Malamute do Alaska é maior e mais robusto que o Husky Siberiano, as orelhas são menores, inseridas mais lateralmente e o focinho mais largo e curto. Para maior estabilidade e força de tração possui pés arredondados, enquanto seu primo Husky Siberiano, que foi desenvolvido para puxar cargas mais leves, possui pés ovais para cansar menos e correr mais. Seus olhos são mais puxados e sua cauda em arco sobre o dorso difere do Husky Siberiano que possui cauda em pincel. Provavelmente possuam o mesmo antepassado, mas evoluíram em regiões diferentes do Ártico.

Nenhum comentário: