Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Fox Terrier Pêlo Duro


Acontece seguidamente, que mesmo no âmbito da cinofilia, ouve-se dizer que o fox terrier pêlo de arame é uma variedade de fox terrier de pêlo liso.

Na realidade trata-se duas raças distintas, embora a conformação geral seja idêntica, diferindo somente no comprimento e na textura do pêlo. De fato, hoje, em nenhum país do mundo concede-se a inscrição no Livro das Origens a exemplares provinientes de um cruzamento entre estes dois tipos de fox terrier.

ASPECTO GERAL - ativo e esperto, ossatura e força em pequenas dimensões, jamais atarracado ou rústico. Sua estrutura revela equilíbrio perfeito, em particular quanto às proporções entre o crânio e o focinho, bem como entre a altura na cernelha e o comprimento dos ombros às nádegas, aproximadamente iguais. A postura é típica do caçador, com dorso curto e amplo alcance na sua movimentação. Alerta, rápido nos movimentos, de expressão severa, fica na ponta das patas, na expectativa da mais leve provocação.

PELAGEM - densa, textura de arame, 2 cm nos ombros a 3,80 na cernelha, dorso, costelas e nos membros, com subpêlo curto e macio. Dorso e membros com pêlos mais ásperos que os flancos. Pêlos no queixo, crespos e de comprimento suficiente para dar a aparência de focinho mais possante. Pêlo dos membros denso e crespo.

COR - o branco predomina, com marcas pretas ou castanho. Marcas de tigrado, vermelho, fígado ou azul ardósia são indesejáveis.

TEMPERAMENTO - amável, acessível e corajoso.

Nenhum comentário: