Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de julho de 2007

American Akita


No início a história do Grande Cão Japonês (anteriormente Akita Americano) é idêntica ao desenvolvimento do Akita Japonês. Desde 1630, na região de Akita, Akitas Matagis (cães caçadores de ursos) eram usados em lutas de cães. A partir de 1868, a raça foi cruzada com Tosas, Pointers Alemães, São Bernardos ou Dogues Alemães. Em 1908, as lutas entre cães foram proibidas, mas a raça foi preservada e, em 1931, designada como Monumento Natural.

Durante a IIª Guerra Mundial (1939-1945), era comum para usar cães como fonte de pêlo para as roupas militares.. A polícia ordenou a captura e o confisco de todos os cães, exceto os Pastores Alemães, usados para razões militares. Alguns criadores tentaram burlar a lei, cruzando seus cães com Pastores Alemães. Quando a IIª Guerra terminou, os Akitas tinham sido drasticamente reduzidos em número e existiam 3 tipos distintos: 1) Matagi Akitas; 2) Akitas de luta e 3) Akitas "pastores" (cruzados). Isto criou uma situação muito confusa para a raça.

Durante o processo de restauração da raça pura após a guerra, Kongo-Go da linha Dewa, alcançou uma popularidade tremenda, mas temporária. Muitos Akitas da linha Dewa , os quais exibiam características da influência de Mastiff e Pastores Alemães, foram levados aos Estados Unidos pelos membros das forças militares.Os Akitas da linhagem Dewa, inteligentes e capazes de se adaptarem a diferentes ambientes, fascinaram os criadores nos Estados Unidos e a linha foi desenvolvida, aumentando o número de criadores e crescendo em popularidade.

O Akita Club of America foi fundado em 1956 e o American Kennel Club (AKC) aceitou a raça (inscrição no stud book e permissão para participar de exposições) em outubro de 1972. Entretanto, nesta ocasião o AKC e o JKC (Japan Kennel Club) não possuíam acordos recíprocos para reconhecimento de seus pedigrees e assim a porta se fechou para novas linhas de sangue do Japão. Consequentemente os Akitas nos Estados Unidos tornaram-se consideravelemente diferentes daqueles no Japão, seu país de origem. Eles se desenvolveram como um tipo único nos Estados Unidos, cujas características e tipo se mantêm inalteradas desde 1955. Isto se contrasta claramente com o tipo japonês, que foi cruzado com Akitas Matagi com o propósito de se restaurar a raça pura original.

Aparência geral:

Cão de grande porte e construção robusta, bem balanceado, com muita substância e ossatura pesada. Cabeça larga, formando um triângulo abrupto, focinho profundo, olhos relativamente pequenos e orelhas eretas e portadas para frente quase numa linha posterior do pescoço são características da raça.

Proporções importantes:

A relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 9:10 nos machos e 9:11 nas fêmeas;
A profundidade do peito é igual à metade da altura do cão medida na cernelha;
A distância da ponta da trufa até ao stop, corresponde à distância do stop para o occipital como 2:3.

Temperamento:

Amigável, alerta, responsivo, digno, dócil e corajoso.

Movimentação:

Poderosa, com cobertura de solo de alcance moderado. Movimento paralelo quando visto pela frente e por trás, o dorso se mantém forte e firme e nivelado.

Pelagem:

Pelos: Pelagem dupla. Subpelo grosso, macio, denso e mais curto do que o pelo , que é reto, áspero, grosso e relativamente assentado pelo corpo. A pelagem é mais curta na cabeça, porção inferior dos membros e orelhas. O comprimento do pelo na cernelha e culotes é de aproximadamente 5 cm., o que o torna ligeiramente mais longo que o restante do corpo, exceto a cauda, onde há uma pelagem mais longa e profusa.

Cor: Qualquer cor como vermelho, castanho, branco, etc; ou malhado ou tigrado. As cores são brilhantes e as marcações bem balanceadas, com ou sem máscara. Cães brancos (de cor sólida) não têm máscara. Os malhados têm cor de fundo branca com manchas grandes balançadas cobrindo a cabeça e mais que 1/3 da superfície corporal. O subpelo pode apresentar coloração diferente do pelo.

Talhe:

Medido à cernelha, 66 ( 26") a 71 (28") cm para machos e 61 (24") a 66 (26") cm para fêmeas.

Faltas:

Qualquer desvio nos termos deste padrão deve ser considerado falta e punido na exata proporção de sua gravidade.


Machos femininos ou fêmeas masculinas;
Cabeça estreita;
Qualquer falta dentária (exceto 2 de PM1 e ou M3I);
Lingua manchada;
Olhos claros;
Cauda curta;
Cotovelos voltados para dentro ou para fora;
Qualquer indicação de pelagem longa;
Medo ou agressividade.

Faltas graves:

Animal pouco substancioso;
Ossatura leve.

Nenhum comentário: