Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Saimoeda


Você conhece o cão que ri?

O Samoieda é um cão guardião, de porte médio, extremamente alegre e compreensível. É gentil, forte e muito adaptável. Sem dúvida, a sua peculiaridade é o sorriso. Isto mesmo! O Saimoieda ri. Entre os cinófilos, é conhecido como “Sorriso do Samoieda”. Além de companheiro para as crianças, o Samoieda é obediente e fiel ao dono.

A sua pelagem é dupla, com subpêlo macio, curto, espesso, cerrado e lanoso, e o pêlo é maior e mais áspero, reto e eriçado. Sua cor é branco puro, branco e biscoito, creme e biscoito ou todo biscoito.

Necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).

É destaque nos Estados Unidos durante os treinamentos para servir de assistente a cegos, surdos, deficientes físicos e doentes neurológicos.

Origem e História
O Samoieda é uma das raças mais antigas. Nas regiões nórdicas da Sibéria, era conhecido como Bjelkier, que na língua da tribo dos samoiedos, povo que viveu há cerca de 5 mil anos até o início deste século, queria dizer "cão branco que dá cães brancos”.

Este povo utilizava seus cães para inúmeras funções, como puxar trenós, caçar ursos, lobos e morsas e ainda proteger rebanhos de renas. Os cães participavam ativamente da vida cotidiana dos samoiedos, sendo criados por eles dentro das suas tendas.

O Samoieda, hoje, não é mais um privilégio de países europeus e de temperaturas baixas. Esta raça é um sucesso de aceitação pelo mundo inteiro, onde numerosos exemplares são encontrados em exposições, feiras e canis idôneos, despertando o interesse e admiração de um público cada vez maior.

Esta admiração que o Samoieda desperta é tanta que ao ser "importado" do gélido clima siberiano veio "invadir" em cheio outros lugares e climas do mundo. O Samoieda chegou ao Brasil oficialmente em 1975, através do Sr. Werner Degenhardt, difusor e introdutor da raça no país.

Nenhum comentário: