Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Keeshond


O keeshond é uma raça canina muito antiga e uma das poucas que, através da história, sempre foi criada para companhia e guarda.

O fato deles não terem sido criados para caçar, matar animais, atacar ou perseguir criminosos, explica-se por sua docilidade, devoção a seus donos como um cão caseiro, com especial afeição por crianças, característica pela qual ele é reconhecido.

O keeshond é descendente dos mesmos ancestrais dos quais evoluíram raças como os Samoiedas, Huskies, Elkhounds, e os pequenos Lulus da Pomerânia. Aparentemente, vieram para a Europa com antigos viajantes do Norte, há muitos séculos atrás.

Nos séculos XVII e XVIII, eles foram muito usados como cães de guarda em fazendas, barcaças e grandes barcos nos rios. Eram conhecidos na Alemanha, França, Itália e Holanda com nomes diversos. Porém, na Holanda do séc. XVIII, surgiu dentre a classe média um grupo de resistência que se opunha ao poder reinante. O líder desse movimento tinha um cão chamado "kees" que passou a ser o símbolo da coragem do novo partido. O cão alcançou uma grande popularidade naquele país, e a raça passou a ser conhecida como "Keeshond" por toda a Europa, e tornou-se o cão nacional da Holanda.

Temperamento

É um cão forte, cordial e inteligente. Conhecido por sua docilidade e atenção para com o dono e a família. Demonstra muita afeição por crianças. É obediente, ativo e sociável.

Características

É um cão de porte médio-grande. Na Europa são admitidos cinco tamanhos e várias colorações. Nos Estados Unidos, apenas um tamanho e a cor cinza. Coloração: mescla de cinza, preto e creme. Pelagem longa e muito espessa. Focinho escuro, pelagem das patas, pescoço e cauda são mais claras. Olhos castanho-escuros.

Nenhum comentário: