Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Chinese Crested



O Chinese Crested ou Cão Cristado Chinês, outrora conhecido como Cão Chinês Comestível, descende de um ascendente africano sem pêlos. A seleção dos menores cães em cada ninhada, para reprodução, produziu o atual tamanho miniatura. Estes cães navegavam com os marinheiros chineses, eliminando animais daninhos dos navios, e eram vendidos a comerciantes em portos do mundo todo. No seculo XVIII, viveram na África, Ásia, Europa e nas Américas.

Atualmente, existe tanto o tipo sem pêlos como tipo pompom, freqüentemente na mesma ninhada. Surpreendentemente, uns têm apenas pêlos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso, enquanto que os outros são totalmente cobertos e têm aparência diferente entre si. O Chinese Crested libera o calor através de glândulas sudoríparas, em vez de fazê-lo pelo método canino usual de resfolegar.

Os ingleses os chamam de Powder Puff (Pompom), os peludos podem ter pelagens de comprimento variado, de textura macia, sedosa e quase lisa, com subpêlo curto e sedoso e ainda pêlos finos e longos acima do subpêlo. Já o pelado, nas partes peludas, apresenta variação na quantidade de pêlos, tanto em abundância como na extensão. Na parte pelada a pele é macia, lisa e ao mesmo tempo mais grossa e endurecida do que a dos peludos.

Tanto o pelado como o peludo, são fundamentais para uma criação de sucesso. Como o pelado geralmente tem dentes esparsos, muitas vezes faltando os pré-molares , e o peludo os tem completos, o cruzamento entre ambos é indispensável, pois cruzar só pelados por diversas gerações ressalta a falta de dentição e, pior, traz um gene que provoca a morte dos filhotes pelados, apesar de normalmente muito resistentes.

Normalmente o chinese crested é um ótimo amigo, adora as pessoas, é muito sociável e extrovertido. Em geral tanto os pelados quanto os peludos têm o mesmo temperamento, em geral alegre e festeiro. Entrosam-se logo ao ambiente em que vivem e são muito espertos e alerta, aprendem com facilidade. Geralmente eles dão o alerme quando alguém se aproxima e são ótimos companheiros para as crianças.

O cão de crista chinês (Chinese Crested Dog) é uma raça, o cão pelado mexicano é outra, completamente diferente.
Estou lhe enviando o Padrão Oficial das duas raças para comparação. Nada melhor do que comparar documentos oficiais para assumir uma posição definitiva.

CÃO DE CRISTA CHINÊS (Informações de Bruno Tausz)

ASPECTO GERAL: um cãozinho simpático, esguio, de ossatura refinada, com um véu macio de pêlos por todo o corpo que lhe confere o nome de puf de pó-de-arroz.

TEMPERAMENTO: alegre e inteligente, e ainda, ao mesmo tempo digno e dócil.

TALHE :

altura na cernelha: ideal para os machos é 28-33 cm, na cernelha; fêmeas de 23 a 30 cm. Sendo uma raça toy, em igualdade ou em superioridade o menor tamanho deve ter toda a consideração. Peso: não deverá ultrapassar os 4,5 quilos em proporção à altura do exemplar.

PELE: devido à ausência total de pêlo, a pele desta raça adquire grande importância; é lisa, muito sensível ao toque, e mais quente como resultado de uma emanação de calor direta a diferença das raças com pêlo, nas quais o calor se dispersa através da ventilação natural; portanto a pele requer maiores cuidados, por carecer de proteção natural, ao estar exposta ao sol e às inclemências do tempo. Não se penaliza as cicatrizes acidentais. O cão pode transpirar pelas patas (almofadas e membranas interdigitais) pelo que quase não fica ofegante.

PELAGEM: a característica desta raça é a ausência total de pêlo no corpo (cão desnudo); ainda que apresente alguns pêlos hirsutos curtos e densos na frente na nuca de qualquer cor, que nunca devem alcançar nem o comprimento nem a suavidade do topete do Cão de Crista Chinês ou Tai-Tai. É usual encontrar pelo áspero nas patas e ao final da cauda; se não existir no deve ser penalizado. Os espécimens de pelo longo são desqualificados.

Cor: prefere-se as cores uniformes sólidas e escuras. A gama varia do negro, cinza enegrecido, cinza lousa, cinzas escuro, avermelhado, fígado, bronze ou ruivo; também se apresentam manchados em qualquer cor incluindo manchas em branco.

Nenhum comentário: