Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Bloodhound


Cão de São Humberto Celebre já na antiguidade pelo olfato excepcional e suas condições de caçador, este sabujo criado pelos monges do convento de São Humberto tem origens remotíssimas. Segundo Tschudy, o tipo original formou-se na Inglaterra, onde alguns cães de carreira (sabujos) tomaram contato com o molosso pardo preto vindo assim à luz uma raça que, transplantada logo as Ardenas, constitui a "Matéria prima"do cão de São Humberto. Mas não todos estão de acordo com esta hipótese: a maioria tende a propor uma origem continental.

O fato é que durante séculos os monges do convento fundado por São Humberto - o nobre que teve a visão dum cervo com uma cruz luminosa entre os chifres - criaram um tipo particular de sabujo, enquanto outro sabujo, muito parecido, merecia a atenção dos caçadores ingleses, que o chamaram "bloodhound". Consideradas durante muitíssimo tempo duas raças independentes embora parecidíssimas, o São Humberto e o bloodhound receberam recentemente um standard único da Fédération Cynologique Internationale. A raça, unificada deste modo, recebeu a denominação de "Chien de St. Humbert" ou Cão de São Humberto (bloodhound) e foi definida como de nacionalidade belga, embora hoje, estejam mais difundidos os exemplares ingleses que os belgas.

O bloodhound não é, evidentemente, mais que o São Humberto criado na Inglaterra. Num primeiro momento foi chamado "talbot", nome que conservou durante muito tempo; chamado, mais tarde, bloodhound (por "selected bloodhound", com o mesmo significado que "blood horse", isto é, puro sangue"), sempre surpreendeu pela incrível finura do seu olfato. Tanto é assim, que recorreu-se a esta raça também para as tarefas policiais e embora se mostrasse sabujo excepcional ao desempenha-las, também demonstrou defeitos de temperamento, como mostrar-se muito dócil e manso uma vez que tomou contato com o adversário. Não é, na realidade, um cão agressivo mas um pouco tímido e ao mesmo tempo não late, não molesta nem em habitações pequenas, e é muito limpo.

Nos últimos decênios foi levado com êxito à América do Norte, onde a sua criação, nos Estados Unidos, alcançou cifras notáveis.

ASPECTO GERAL - cão pesado e massudo, com uma andadura lenta e imponente e com excelente aptidão para caça.

TALHE - altura na cernelha: machos 67cm, fêmeas 60cm.

PELAGEM - pêlos curtos e bastante rígidos, no tronco e, suave e sedoso, na cabeça e orelhas.

COR - preto e castanho, marrom e castanho, sendo preferível, o preto. A cor preta fica limitada ao dorso e flancos, formando uma sela, e á face dorsal do pescoço até a ponta do occipital. O branco não é aceito, todavia, uma pequena mancha branca no peito e nas patas não desqualifica o exemplar.

Nenhum comentário: