Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Chihuahua


O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua no México.

Descrição

A estatura está compreendida entre 16-22cm e é proporcional ao peso, que vaide 0,900-2,600 kg. Os tamanhos menores são os mais apreciados. Tem um crânio em forma de maçã, com o focinho curto e pontudo, olhos redondos; orelhas grandes que se erguem quando alerta; corpo compacto, mais comprido do que alto; cauda mantida curvada sobre o dorso ou de lado. As cores mais freqüentes são o fulvo-claro, o areia, o marrom, o prateado e o azul-aço; a pelagem pode ser unicolor ou malhada.

Aparência

Existem duas variedades, o pêlo longo e o pêlo curto. Os chihuahuas podem ter várias cores e são conhecidos pelas suas grandes orelhas em pé. Filhotes de chihuahuas às vezes são confundidos com hamsters por causa das suas caras apertadas, tamanho extremamente pequeno e pêlo claro.

Temperamento

São conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos. Negativamente, podem estar propensos à serem cortiçosos e muito nervosos. Muitos chihuahua tendem a focalizar seu amor e devoção à uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos aos relacionamentos daquela pessoa. Por fim, os Chihuahua tem um temperamento dócil, só não tente irritá-lo!

História

São considerados serem descendentes de uma antiga, parecida, porém um pouco maior raça associada com a realeza da civilização Asteca conhecidada como os Techichi. É a raça mais antiga da América do Norte. Originário do México (o seu nome é de uma província mexicana), parece, todavia, que lá foi introduzido pelos chineses. Foi importado na Europa apenas no final do século XIX.

Saúde

Essa raça requer atenção de um bom veterinário em áreas como o nascimento e cuidado dental. Também são propensos à algumas anomalias genéticas, muitas vezes neurológicas, como convulsões e luxações na rótula. São sensíveis à infecções no olho. Também são conhecidos por terem buracos no crânio (veja molera em inglês).

Nenhum comentário: