Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Schipperke


Schipperke (pronuncía-se: squíper-qui) é uma raça de cães pequena, originária do começo do século XVI. São pequenos no tamanho, mas grandes no caráter. É classificada como sendo um cão pastor, mas vêm ocorrendo um longo debate se é um terrier, spitz ou um pastor miniatura.

Aparência

Existe em três tamanhos: Grande, de 5 a 9 kg, médio, de 3 a 5 kg, e anão, inferior a 3 kg. Tem cabeça semelhante a de uma raposa, com focinho afinado e trufa pequena e escura. Suas orelhas são pequenas e pontudas. Tem a testa larga, cabeça ligeiramente arredondada, ‘’stop’’ definido. O corpo é curto e compacto, e a cauda é completamente ausente. Sua pelagem é abundante, o pêlo é duro, curto na cabeça mas formando uma juba ao redor do pescoço, uma de suas características mais marcantes. Possui subpêlo macio e fofo. O preto é a única cor admitida, embora existam exemplares de outras cores.

Temperamento

O Schipperke é um cão faz-tudo: tem instintos fortes de pastoreio, caça e guarda. São destemidos e independentes, espertos e obstinados. Eles são um cão cheio de energia com uma enorme curiosidade sobre tudo e por isso requerem uma grande quantidade de atenção e estimulação. Treino consistente e positivo é um requerimento, ou a vida dele pode se tornar uma competição de desejos.

Schipperkes, como muitos outras raças de tamanho pequeno, parecem não realizarem de que são cães pequenos e comportam-se como se fossem muito maiores do que realmente são. Além disso, frequentemente agem como se fossem a maior autoridade em qualquer sociedade que vivem.

Saúde

Não tem problemas particulares de saúde, e indivíduos frequentemente alcançam os 17/18 anos de vida. Entretanto, inatividade, falta de exercícios e muita alimentação podem ser bem prejudiciais, podendo levar à problemas nas articulações e no esqueleto e à doenças no coração, pulmões ou no sistema digestivo.

Cuidados

O Schipperke não requer uma tosa muito cara ou excessiva. Uma escovação semanal é normalmente o suficiente para manter seu pêlo em boas condições. Não há necessidade de cortar ou enfeitar o pêlo, e sua juba é naturalmente fofa.

História

Muito do que se sabe das origens do Schipperke vem da revista Chasse et Peche (francês: Caça e Pesca). Foram primeiramente formados como uma raça em 1880, com o padrão sendo escrito em 1889.

O nome "Schipperke", adotado oficialmente em 1888 pelos ingleses, tradicionalmente significava "pequeno capitão". No começo da década de 1920, entretanto, ficou popular na Bélgica que na verdade a palavra era na verdade uma distorção da palavra flamenga "Schapocke" ou "Scheperke", que significa "pequeno pastor". Foi sugerido que a idéia de "pequeno capitão" era uma invenção dos ingleses, que confundiram o Schipperke com um cão holandês.

Antes do nome "Schipperke" ter sido adotado oficialmente, a raça era também conhecida coloquialmente como "Spitzke". Pensa-se que a troca de nomes foi para diferenciá-lo do Spitz Alemão.

Nenhum comentário: