Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Setter Gordon


Um animal robusto

Um cão muito dócil e que está sempre pronto para brincar. Essas são algumas das características do Setter Gordon, tido como o mais robusto da classificação dos setters. É uma raça inteligente, mas seu treino deve começar desde quando ainda são pequenos. O treinador precisa ter paciência e ao mesmo tempo ser firme com o animal.
É um cão menos agitado que o Setter Irlandês. Precisa de passeios freqüentes para se exercitar. É mais indicado para morar em locais que tenham espaço para que ele possa brincar.
Por ser dócil, pode ser uma ótima companhia, inclusive para crianças. Já com estranhos, ele é um pouco desconfiado.
É um animal de porte grande, tendo em média entre 51 a 66 centímetros e peso entre 21 a 34 quilos. Sua expectativa de vida chega a 15 anos, mas em média vivem entre 10 a 13 anos.
Sua cor é preta com marcas no tom castanho avermelhado. Seu pelo é denso é necessita de escovação diária, além de banhos semanais.
É um animal muito saudável. Entretanto, a torção gástrica é o problema que mais afeta o Setter Gordon e pelo fato de ser um cão de grande porte, pode sofrer com a Displasia Coxo-femural.

Origem

A origem desses animais é incerta. Acredita-se que os setters tenham surgido a partir do cruzamento de spaniels espanhóis e pointers franceses. Os animais com as cores preta e canela foram vistos desde o século XVI na Escócia e Inglaterra.
Porém, a história mais provável para o Setter Gordon diz que o Duque Alexandre de Gordon por volta de 1820 teria estabelecido a características da raça como conhecemos hoje.
Provavelmente foram usados animais com essas cores e uma cadela Collie que possuía um ótimo olfato. O principal objetivo do duque era criar um cachorro que servisse para a caça.
Nos Estados Unidos os primeiros animais chegaram em 1842. A raça foi reconhecida apenas em 1892 pelo American Kennel Club.

Nenhum comentário: