Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Setter Irlandês


O companheiro meigo de todas as horas


O Setter Irlandês é um cão de caça de porte grande e pêlo longo. Tem como principal característica a agilidade, a obediência e um excelente olfato. Pode ficar o dia inteiro caçando que não se cansa.

É um companheiro inteligente, leal e está sempre de bom humor. É extremamente ativo, por isso, adora brincadeiras. Para quem pratica esportes ou atividades ao ar livre, o Setter é um dos melhores cães para esta finalidade. É uma companhia e tanto!

Com as crianças, costuma ser muito paciente. Com uma ótima saúde, pode viver até 16 anos. Sua altura varia de 63 a 68 cm e o peso de 27 a 31 kg.

O que mais impressiona os criadores, de modo geral, é a capacidade do Setter de perceber situações de emergência e interagir para resolvê-las.

O Setter Irlandês precisa inevitavelmente de exercício para gastar as suas forças. Caso contrário, pode ficar irriquieto demais e até aprontar travessuras como destruir os estofados e outras coisas do gênero. Por isso, ele deve caminhar pelo menos por uma hora ao dia.

A sua pelagem é brilhante, lisa e bem assentada. A cor é acaju intenso, sem qualquer traço preto. Por ter o pêlo longo, necessita de escovação geral uma vez por semana e a cada dois dias nas partes mais compridas.

Origem e História
A origem precisa do Setter Irlandês é obscura, mas considera-se que ele seja resultado da mistura entre spaniels, pointers e outros setters - especialmente o Setter Inglês e o Setter Gordon. No século XVIII, os irlandeses precisavam de um cão que trabalhasse rápido, com um faro aguçado e grande o suficiente para ser visto à distância. Eles encontraram tais características nos setters vermelhos e brancos originados desses cruzamentos.

Os primeiros canis dos Irish Red Setters (Setters Vermelhos Irlandeses) — como eram conhecidos até então — surgiram por volta de 1800. Em pouco tempo, esses cães ganharam fama por sua cor admirável.

Ele foi desenvolvido pela aristocracia irlandesa para caçar aves. A origem do nome Setter vem do verbo to sit, que em inglês significa sentar. Isto porque a sua postura para indicar a caça é sentada.

Seus ancestrais foram os espanhóis Spaniels e outros cães de caça que já a apontavam sentados.

No princípio ele era branco com grandes manchas vermelhas. Em 1770, Maurice Nugent O'Cannor começou um trabalho de seleção para eliminar o branco. Hoje são duas raças diferentes: O Setter Irlandês Ruivo e Branco e o Setter Irlandês Ruivo, sendo que o ruivo se tornou bem mais popular que seu ancestral.

O nome Setter vem do verbo "set" que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. Ele aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.

Nenhum comentário: