Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Whippet


O Whippet é uma raça de cachorros que faz parte da família dos galgos ou lébreis. Ativos, dóceis e brincalhões, esses animais são fisicamente parecidos com seus "primos" norte-americanos, os Greyhounds, porém menores e mais calmos.

Origem e Temperamento

Os whippets são cães pertencentes ao grupo 10, chamado grupo dos Galgos, classificação dada pela Confederação Brasileira de Kennels Clube (CBKC), filiada a Federação Cinológica Internacional (FCI). É uma raça resultado do cruzamento de Greyhounds com pequenos cães Terriers, o que o tornou um excelente cão para corrida (alcançando até 65km/h), além de habilidoso caçador de lebres e pequenos roedores. Naquela época, ter um cão de corrida era sinônimo de luxo e somente a alta sociedade possuía esses cães, que eram os Greyhounds. Os Whippets foram criados pela classe de trabalhadores e ficaram conhecidos como o "Greyhound dos pobres" e ter um exemplar era sinônimo de bom status. No Brasil, a principal utilidade da raça é para companhia, são cães calmos, mansos, raramente latem, excepcionalmente pacientes com crianças e outros animais (porém, todo cuidado é pouco no que diz respeito a gatos e cães de pequeno porte, justamente por possuírem um forte instinto de perseguição. Porém, não há maiores problemas se forem criados juntos desde filhotes) e que se adaptam com relativa tranqüilidade a novos ambientes. Quando filhotes sua energia é ilimitada, mas quando adulto se torna um cão calmo e gracioso, sem ser estabanado ou exagerado.

Padrão da Raça

É um cão relativamente fácil de se manter, possui pelagem curta e lisa. Possui uma variedade imensa de cores e marcações e todas são aceitas. O tamanho de uma fêmea de Whippet está entre 44 a 47cm de altura, medidos pela cernelha. Um exemplar macho mede de 47 a 51cm (dados obtidos no padrão oficial da raça CBKC/FCI). O peso varia entre 10 a 12kg. São cães leves e visivelmente mais magros que a maioria das raças, justamente por possuírem pouca camada de gordura, porém possuem musculatura bem desenvolvida, principalmente a musculatura das patas traseiras, responsáveis pelo "arranque" nas corridas. As orelhas devem ser em formato de "rosa" e não em pé.

Nenhum comentário: