Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de julho de 2007

Terra Nova


O Terra-nova é uma raça de cães natural do Canadá. Com pelagem longa e de cores variadas (preto, bronze e landseer), têm como característica a pelagem impermeável, devido ao gosto por água. Acredita-se que é uma das origens do labrador.

É proveniente da província de Terra Nova, Canadá. Nos países de língua inglesa, são conhecidos como Newfoundlands e apelidados de Newfies.

Aparência

Os Terras Novas têm patas com membranas nadatórias e possuem um pêlo resistente a água. Os machos pesam entre 60–70 kg (130–150 lbs), e as fêmeas entre 45–55 kg (100–120 lbs), o que os coloca na classe de peso "gigante".

A maioria dos Terras Novas são pretos, mas existem variedades marrons, cinzas, com manchas brancas e pretas, e Landseer (cabeça preta, corpo branco com manchas pretas). O nome Landseer foi dado depois que o artista sir Edwin Landseer os exibiu em muitas das suas pinturas. Alguns clubes de cães consideram o Landseer como uma raça separada; outros os consideram como uma variação de cor dos Terras Novas. Alguns outros clubes ainda consideram os com manchas brancas e pretas serem fora do padrão da raça, não permitindo estes serem exibidos.

O Terra Nova é similar em tamanho, forma, e tipo do pêlo com o Cão de Montanha dos Pirinéus, exceto que estes são usualmente brancos e os Terras Novas são usualmente pretos. O Terra Nova Landseer e o Cão da Montanha Pirineu com malhas negras no seu pêlo são difíceis para um leigo diferenciar.

Temperamento

Terras Novas tem uma tendência dócil e calma. De fato, a descrição do AKC (clube de cães americano) diz "Doçura no temperamento é a marca do Terra Nova; essa é a característica mais importante da raça." Eles são protetores das crianças.

História

A origem da raça é incerta, mas ela era usada como cães de trabalho na ilha de Terra Nova no começo do ano 1000 d.C. Terras Novas eram usados para resgates na água e para trabalhos de puxar. A raça quase se tornou extinta; a maioria dos Terras Novas dos dias de hoje traçam sua linhagem à apenas um cão com nome de Siki que viveu na década de 1920.

Curiosidades

Filhote de Terra NovaA cadela Nana no Peter Pan de James Matthew Barrie era originalmente uma Terra Nova. (Donos de Terras Novas recentem a representação dela como uma São Bernardo no desenho da Disney; o filme Em Busca da Terra do Nunca de 2004 usou um Cão de Montanha dos Pirinéus).

Não oficialmente, a segunda mais importante característica da raça é a tendência à babar.

Gander, um Terra Nova servindo com a infantaria canadense em Hong Kong em 1941 foi postumamente condecorado com a Medalha Dickin em 2000. Esta medalha foi instituída em 1943 por Maria Dickin em honra ao trabalho de animais em guerras e ficou reconhecida como a "Victoria Cross dos animais.

Nenhum comentário: